O que é agilidade?
As práticas ágeis tiveram uma explosão de popularidade nos últimos anos, principalmente no desenvolvimento de softwares, produtos e serviços, mesmo assim ela vem sendo implementada com o foco na velocidade.
Agilidade não quer dizer apenas rapidez. Agilidade quer dizer rapidez com flexibilidade, colaboração, adaptação e sustentabilidade. Esse conceito de agilidade, segue os valores e princípios que foram difundidos no “Manifesto para o desenvolvimento Ágil de Software”, em fevereiro de 2001, no estado norte-americano de Utah.
O “Manifesto Ágil” foi elaborado em uma reunião formada por dezessete pessoas, que na época eram representantes de ideias, metodologias e processos com composição adversa e contrária aos métodos até então existentes, considerados pesados, caracterizados pelo excesso de formalização, rigidez nos processos e relações, influenciadas pelo tradicional e burocrático modelo de desenvolvimento em cascata ou Waterfall.
Desde então esse conceito de agilidade vem rompendo paradigmas, transformando e revolucionando mercados, empresas, modelos de negócio e gestão, por meio de práticas enxutas e ambientes colaborativos que simplificam os processos de desenvolvimento, inovação e lançamento de produtos e serviços para o mercado.
Em resumo, ser ágil não significa ser rápido. Ser ágil é entregar valor de forma flexível, assertiva com feedbacks ricos. É menos processo e mais colaboração. Ter capacidade de responder rapidamente às mudanças e, principalmente, entregar aquilo que gera mais valor para o cliente, sempre com qualidade.
Publicação: março/2020.
Por Alexandre Marques