Líder Ágil – A liderança Inspiradora

 

Com a Transformação Digital, o mercado de tecnologia é um dos que mais apresenta crescimento e está em constante desenvolvimento, exigindo novos profissionais.

 

Segundo a IDC (sigla para “International Data Corporation”, consultoria líder em inteligência de mercado), os investimentos do Brasil no setor de tecnologia chegarão a US$48 bilhões em 2020.

 

De acordo com os dados do Guia Salarial Robert Half 2020, talentos inseridos no mundo da Metodologia Ágil e que buscam conhecimentos por conta própria serão os mais requisitados para ocuparem os cargos de bussines inteligence (BI), gerente de TI, desenvolvedor, engenheiro de dados, cientista de dados, Chief Technology Office (CTO) e segurança da informação.

 

Devido ao crescimento exponencial do número de profissionais na área, torna-se cada vez mais desafiador o engajamento dos mesmos. As organizações terão necessidade de ter pessoas capacitadas a liderar estes novos profissionais.

 

E aí? Como ser um bom líder? Quais as características, habilidades e responsabilidades que a liderança deve possuir?

 

Atualmente os líderes vivem no meio de dois grandes dilemas nas organizações. De um lado a pressão por lucros e resultados imediatos, por outro as pessoas esperam acolhimento, compreensão, crescimento, valorização e reconhecimento.

 

E como proceder neste cenário que parece muito com o que ocorre nos espetáculos circenses, onde os equilibristas se deslocam de um lado para o outro sobre uma corda estendida no ar?

 

Para se equilibrar na corda bamba, o líder tem um grande desafio, preparar seu time para que esse possa responder com prontidão aos inúmeros desafios propostos pelas empresas.

 

O líder tem a incrível missão de engajar e motivar seu time.  As pessoas querem significado, querem participar da construção da solução, querem autonomia e flexibilidade, querem ser inspiradas.

 

Neste contexto, não temos mais espaço para o líder tradicional, mais conhecido como “Chefe” que atuava na cultura do comando e controle. Administrava os recursos (Pessoas), gerenciava as atividades diárias de seus comandados que aguardavam suas ordens para iniciar os trabalhos.

 

Hoje o líder não pode se comportar como chefe, ele deve ser um líder servidor, ou seja, ele deverá servir as pessoas com autonomia e propósito. Como ele faz isso?  

 

  • Ajudando o time a priorizar corretamente o trabalho, visando maior valor de negócio com entregas em ciclos curtos;
  • Estimulando os times para que haja colaboração e feedbacks constantes e honestos, contribuindo para uma cultura de melhoria contínua, gerando um sentimento de empoderamento e times auto motivados.

 

 O Líder Ágil, podemos chamar assim, desempenha um papel de essencial importância, guiando e apoiando na jornada de crescimento profissional de cada um dos indivíduos e consequentemente, fortalecendo o time como um todo.

 

 

Management 3.0 ou Gestão 3.0, já ouviu falar?

 

É uma nova abordagem para tratar o gerenciamento em tempos de agilidade e mudanças constantes. Não é um framework, é uma nova forma de pensar e agir que utiliza jogos, ferramentas e práticas em constante evolução, para ajudar profissionais a gerenciar organizações. Ele foi criado por Jurgen Appelo.

 

Segundo a obra de Jurgen Appelo, O Management 3.0 possui 6 visões em que o líder ágil deverá se inspirar poder gerenciar uma organização com agilidade. Lembrando que agilidade não quer dizer apenas rapidez. Agilidade quer dizer rapidez com flexibilidade, colaboração, adaptação e sustentabilidade.

 

Visões do Management 3.0:

 

  1. Energizar as pessoas:

As pessoas são as partes mais importantes de uma organização e os gerentes devem fazer de tudo para manter as pessoas ativas, criativas e motivadas.

 

  1. Empoderar a equipe

As equipes podem ser auto-organizar e isso requer empoderamento, consentimento e confiança da gestão.

 

  1. Alinhar restrições

A auto-organização pode levar a qualquer coisa e, portanto, é necessário proteger as pessoas, compartilhar recursos, dar as pessoas um propósito claro e metas definidas.

 

  1. Desenvolver Competências

As equipes não podem alcançar seus objetivos se os membros da equipe não forem suficientemente capazes e o gerentes devem, portanto, contribuir com o desenvolvimento de competências.

 

  1. Estruturar

Muitas equipes operam em um contexto de uma organização complexa, assim é importante considerar estruturas que favorecem a comunicação.

 

  1. Melhorar Tudo

Pessoas, equipes e organizações precisam melhorar continuamente para adiar o fracasso pelo maior tempo possível.

 

Ferramentas para o líder Ágil

 

Liderar pessoas nunca foi tarefa fácil. Nos dias de hoje, a missão ficou ainda mais complexa em função principalmente das mudanças rápidas e profundas causadas pelo avanço da tecnologia. Para ter sucesso nesta tarefa é necessário que o líder desenvolva habilidades e ferramentas de liderança ágil.

 

  1. Escuta Ativa

 

Ouvir é muito mais importante do que falar.

A escuta ativa é uma das técnicas mais utilizadas e mais importantes na comunicação. Consiste em escutar atentamente o interlocutor, não só com os ouvidos, mas com todos os sentidos em alerta.

 

  1. Feedback e Feedforward

 

Ferramentas para engajamento e crescimento.

 

Feedback: é a principal ferramenta para orientar as pessoas a apresentar comportamentos e desempenhos apropriados a determinadas situações.

 

Feedforward: é uma ferramenta de administração que olha para o futuro e que alinha os indivíduos e as equipes com a missão e a visão da organização.

Estabelece metas e indica um caminho futuro.

 

Ao contrário do feedback, que trata de um comportamento que se deu no passado, o feedforward  trata de um comportamento futuro, e tem tom de sugestão.

 

  1. Resolução de Conflitos

 

Onde existe relacionamento e pessoas, existe conflito de expectativas, necessidades e interesses. Cada vez mais, as situações exigem do líder o desenvolvimento de sua competência da negociação.

 

  1. Comunicação Não Violenta

 

Comunicação combinando dialogo com empatia.

A comunicação Não-Violenta e fruto dos estudos do psicólogo americano Marshall Rosenberg. Este estilo propõe uma nova maneira de se comunicar, onde o foco está nos diálogos baseados na empatia.

 

  1. Delegação Eficaz

 

Concentre-se naquilo que você e bom, delegue todo o resto. (Steve Jobs )

Delegar e uma arte vital para lideres ágeis e eficazes. Alguns líderes, no entanto, evitam delegar com o receio de perder o controle da situação ou acreditam que é mais rápido fazer uma atividade do que passar para outra pessoa fazer.

Para delegar deve haver confiança em transferir a responsabilidade de uma atividade para outra pessoa e atingir um objetivo que e seu. De uma forma mais simples, é pedir para outra pessoa fazer o seu trabalho, embora você ainda continue a ser o responsável pelo resultado.

 

  1. Priorização Eficaz

 

Não perca de vista quais são suas prioridades. O resto, por mais que pareça importante, será sempre o resto.

Neste contexto o grande desafio do líder é conseguir estabelecer com clareza o que queremos e o que precisamos fazer. Neste caso pode adotar um processo de priorização muito simples, que facilitará sua tomada de decisões quando da necessidade de mudanças ou novas demandas surgirem.

 

Conclusão

 

O líder ágil no desenvolvimento de software, mais do que um cargo ou um papel, liderança é uma questão de atitude.

Liderar pelo exemplo não e uma das maneiras de liderar. E a única!

 

Fontes:

 

https://management30.com/

https://www.tecmundo.com.br/computador-desktop-/54742-estudo-idc-aponta-venda-pcs-mostrou-pior-queda-ultimos-anos.htm

 

Barbosa, Andy. A Essencia do Agile Leader

 

Filipe Pacheco e Paulo Caroli. Management 3.0 Como o gerenciamento pode ser tratado na agilidade

 

Publicação: março/2020.

 

Por Alexandre Marques